artpost-01-2017-contos-de-fadas-e-suas-origens

Apresentação

Os contos de fadas encantam crianças e adultos de todo o mundo e em todos os tempos. Bastamos ouvir um “Era uma vez…” para nos vermos transportados para outros mundos, repletos de magia e transformação. São histórias carreadas de conteúdos simbólicos universais, trazendo nas suas origens – muitas vezes sangrentas e misteriosas – toda a síntese da caminhada da humanidade sobre a face da Terra.

O artista bonequeiro e diretor teatral Leandro Silva, em parceria com o Teatro do Instituto e a Monarca Produções, realizam o curso intensivo “Contos de Fadas e suas Origens”, com o objetivo de refletir de forma lúdica e aprofundada os conteúdos históricos, simbólicos e filosóficos por trás dos principais contos de fadas, suas transformações a longo do tempo, bem como as mensagens universais que iluminam nossas mais humanas inquietações.

Segundo a escritora e pesquisadora de contos de fadas Karin Hueck, “engana-se quem acha que as historinhas são sobre fadas, bruxas, príncipes encantados ou meninas perdidas na floresta. Por trás dos enredos simples estão narrativas sobre a vida e a morte, alegria e tristeza, conquista e derrota – que falam diretamente com o mundo interior dos leitores (…). Escondidas nos contos de fadas estão inquietações que todos nós já sentimos e soluções para problemas que parecem enormes”.

O artista bonequeiro Leandro Silva já mergulha nos contos de fadas há alguns anos, resultado de um processo investigativo pessoal. Como fruto desta pesquisa, em 2014 inaugurou o projeto cênico “Grimm para os Pequenos” que encena, através do teatro de bonecos e da contação de histórias, os contos menos conhecidos dos Irmãos Grimm, de forma bem humorada e contemporânea. Em 2016, o artista realizou uma imersão estética na cidade de Hameln (Hamelin), na Alemanha, lugar de um dos mais famosos contos de fadas universais, “O Flautista de Hamelin”. A pesquisa é a base de criação de um novo trabalho do artista, com estreia prevista para 2018. Os participantes do curso “Conto de Fadas e suas Origens” poderão compartilhar de material significativo fruto destas investigações.

Público

Voltado especialmente para artistas, professores, pesquisadores das áreas artísticas, sociais e curiosos em geral. A partir de 16 anos.

Metodologia

O curso terá como ponto de partida a leitura encenada e dinâmica de contos de fadas originais e versões adaptadas especialmente selecionados, acompanhados de aulas expositivas com recursos multimeios e debates. Serão oferecidos materiais de consulta e pesquisa. Também se valorizará o imaginário e a memória dos participantes e de sua relação com os contos de fadas, a oralidade e a tradição. Trabalhos individuais propostos pelo ministrantes complementarão a formação.

Conteúdo Programático

Tema I: “Quem conta um conto, aumenta um ponto…” Contos de Fadas e Origens – Teses e possibilidades. Interfaces entre História e contos de fadas. A Magia e os contos universais.

Tema II: “Quem tem medo do lobo mau?” Violência, sangue e terror nos contos imortais.

Tema III: Entre princesas boazinhas e madrastas más: Os contos de fadas e o feminino.

Tema IV: João e Maria, o Flautista de Hamelin – Os contos de fadas e a questão social do seu tempo e de agora.

Tema V: A Bela e a Fera: temas delicados nos contos de fadas universais (incesto, estupro, tortura, caça às bruxas e canibalismo).

Tema VI: Sessão de cinema comentado. De Grimm a Walt Disney – serviços (e desserviços) às histórias de ontem e de hoje.

Serviço:

Data: 17/06, 24/06, 01/07 e 08/07 de 2017 (sábados).

Horário: 14 às 17 horas (03 horas).

Carga Horária Total: 20 horas.

Local: Teatro do Instituto, Rua Riachuelo, nº 1.317, 3º andar, Centro, Porto Alegre – RS.

Vagas: 20 vagas (garanta já a sua!)

Investimento: R$ 100,00 (material incluso). Pagamento através de depósito bancário (Caixa Econômica Federal | Agência: 1851 | Operação 003 | Conta Corrente: 1929-6 | Favorecido: Leandro Alves da Silva | CNPJ: 18.191.358/0001-04). Será entregue recibo no primeiro dia de aula.

Inscrição: Através do formulário: https://goo.gl/kt3Uck

A confirmação da inscrição será feita mediante o pagamento.

Atenção:

– Os organizadores se reservam o direito de cancelar a realização do curso, mediante devolução das inscrições, caso não atinja pelo menos 50% do número das vagas.

– Aos participantes serão oferecidos certificado em formato físico e digital, entregue em até 07 dias após a conclusão do curso e mediante o aproveitamento de 75% da carga horária.

Sobre o ministrante

Leandro Silva é ator, artista bonequeiro (filiado à União Internacional de Marionetistas – UNIMA) e diretor teatral (DRT 12.402). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui aperfeiçoamento profissional na Escuela de Verano 2013 da Unima Espanha, realizado no Tolosa Puppets Internacional Center – TOPIC (Tolosa, Espanha) e Capacitação em Elaboração, Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos (Ministério da Cultura – FGV – SENAC). Atuou e dirigiu vários espetáculos teatrais de sucesso, realizados de forma independente ou com o Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre – RS). Cusa especialização em Metodologia em Ensino de Artes no Centro Uninter. Coordena e presta consultoria a projetos culturais. Diretor artístico do Núcleo Fuzuê Teatro de Animação/ Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS). Criador, encenador e diretor do projeto “Grimm Para os Pequenos”. Mais informações: http://www.leandrosilvabonecos.wordpress.com

Mais Informações:

E-mail: leandrosilva.educ@gmail.com

Telefone/ Whatsapp: 51 98269 4614

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s