artpost-01-2017-teatro-visual

O artista bonequeiro e diretor teatral Leandro Silva, em parceria com o Teatro do Instituto e a Monarca produções abrem inscrições para a oficina “Teatro Visual e Dramaturgia da Visualidade”. A oficina tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão teórico-prático sobre o Teatro Visual e as possibilidades da Dramaturgia da Visualidade.

Linguagem contemporânea que dialoga com o Teatro de Animação e outras linguagens, o Teatro Visual se entende como um hibridismo estético entre as artes cênicas e visuais, em que os criadores deste teatro são espécies de “escritores visuais” que utilizam um vocabulário em que a imagem é o meio determinante, evidenciando assim a natureza espacial de sua estrutura, a combinação e a montagem (como base de seu pensamento). Essa maneira de escrever supera o suporte bidimensional do plano (papel/ tela) e desenvolve-se em três dimensões (o espaço). Por sua capacidade de utilizar e jogar com os mais variados elementos, bonecos, objetos, atores, o Teatro Visual instaura uma nova ordem na organização cênica da imagem, que vai muito além da “mimesis” tradicional.

“Como é baseado na criação de imagens visuais, o desfecho, em geral, não chega a conclusões racionais. É um teatro de visões construídas, em que o papel da literatura na criação teatral é reduzido e, por vezes, eliminado, rompendo progressivamente e definitivamente as fronteiras do teatro com as artes plásticas” (Considerações acerca do Teatro Visual e da Dramaturgia da Visualidade, por Wagner Cintra, UNESP. Revista Móin Móin nº 12. SCAR/ UDESC, 2014).

A oficina terá como base o processo criativo do espetáculo “Devaneios” realizado em 2015 pelo Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre, RS), com concepção e direção artística de Leandro Silva. Para mais informações sobre este trabalho, acesse: https://devaneiosblog.wordpress.com

Conteúdo Programático

– Os 04 fazeres teatrais em Devaneios: Teatro de Animação, Teatro Visual, Teatro do Absurdo e o Teatro do Incerto

– A Dramaturgia da Visualidade: Riscos e possibilidades

– As quatro dimensões de uma Dramaturgia da Visualidade: dramaturgia do espaço, dramaturgia da matéria, dramaturgia da forma e dramaturgia do movimento

– Experimentação com Teatro de Bonecos, Formas Animadas, Objetos e Sombra e Luz

– O ator em Devaneios: “presença-ausência”, autonomias em cena, quem manipula quem

– Outras linguagens integradas a Devaneios: música, expressão corporal, artes plásticas e cinema

– Interfaces entre Teatro Visual e Tecnologia

– Atividade prática final: Performance criada ao longo da oficina.

Serviço

Data: 04/05, 11/05, 18/05 e 25/05 de 2017 (quintas-feiras)

Horário: 19 às 22 horas (03 horas).

Carga Horária Total: 20 horas.

Local: Teatro do Instituto, Rua Riachuelo, nº 1.317, 3º andar, Centro, Porto Alegre – RS.

Vagas: 20 vagas (garanta já a sua!)

Investimento: R$ 100,00 (material incluso). Pagamento através de depósito bancário (Caixa Econômica Federal | Agência: 1851 | Operação 003 | Conta Corrente: 1929-6 | Favorecido: Leandro Alves da Silva | CNPJ: 18.191.358/0001-04). Será entregue recibo no primeiro dia de aula.

Inscrição: através do formulário on-line https://goo.gl/pXb28U

A confirmação da inscrição será feita mediante o pagamento.

Atenção:

– Os organizadores se reservam o direito de cancelar a realização do curso, mediante devolução das inscrições, caso não atinja pelo menos 50% do número das vagas.

– Aos participantes serão oferecidos certificado em formato físico e digital, entregue em até 07 dias após a conclusão do curso e mediante o aproveitamento de 75% da carga horária.

Sobre o ministrante

Leandro Silva é ator, artista bonequeiro (filiado à União Internacional de Marionetistas – UNIMA) e diretor teatral (DRT 12.402). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui aperfeiçoamento profissional na Escuela de Verano 2013 da Unima Espanha, realizado no Tolosa Puppets Internacional Center – TOPIC (Tolosa, Espanha) e Capacitação em Elaboração, Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos (Ministério da Cultura – FGV – SENAC). Atuou e dirigiu vários espetáculos teatrais de sucesso, realizados de forma independente ou com o Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre – RS). Cusa especialização em Metodologia em Ensino de Artes no Centro Uninter. Coordena e presta consultoria a projetos culturais. Diretor artístico do Núcleo Fuzuê Teatro de Animação/ Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS). Criador, encenador e diretor do projeto “Grimm Para os Pequenos”. Mais informações: http://www.leandrosilvabonecos.wordpress.com

Mais Informações:

E-mail: leandrosilva.educ@gmail.com

Telefone/ Whatsapp: 51 98269 4614

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s