Cine debate “O Mágico de Oz e os Contos Universais”

Posts Cine Debate O Mágico de Oz

Leandro Silva Teatro de Bonecos e Projetos Culturais e Monarca Produções Culturais apresentam, por ocasião do aniversário do Teatro do Instituto, o cine debate “O Mágico de Oz e os Contos Universais”, com o objetivo de refletir as origens e significados dos contos universais a partir da exibição da obra cinematográfica “O Mágico de Oz” (1939). Ao final, será emitido certificado de participação.

Serviço:

Data: 26/08/2017 (sábado)
Horário: 14 às 17:30h
Local: Teatro do Instituto, Rua Riachuelo, nº 1.317, 3º andar, Centro, Porto Alegre – RS.

Ingressos: R$ 20,00 (inteira). R$ 10,00 (meia entrada e compra antecipada na bilheteria do Teatro do Instituto). A bilheteria do teatro recebe também pagamentos no cartão de crédito e débito.

Programação:
14h – Abertura (Apresentação da obra e dos temas de debate)
14:15h – Exibição do filme “O Mágico de Oz”.
16h – Intervalo
16:15h – Palestra e Debate com Leandro Silva. Temas: Os contos de fadas e suas origens – Evolução dos contos de fadas: Perrault, Grimm, Madame d’Aulnoy – A novidade de “O Mágico de Oz” – “O Mágico de Oz” e a Modernidade – Atualidade dos Contos Universais
17:20h – Entrega de certificados e encerramento

Sobre o tema:

Os contos de fadas encantam crianças e adultos de todo o mundo e em todos os tempos. Bastamos ouvir um “Era uma vez…” para nos vermos transportados para outros mundos, repletos de magia e transformação. São histórias carreadas de conteúdos simbólicos universais, trazendo nas suas origens – muitas vezes sangrentas e misteriosas – toda a síntese da caminhada da humanidade sobre a face da Terra.

Segundo a escritora e pesquisadora de contos de fadas Karin Hueck, “engana-se quem acha que as historinhas são sobre fadas, bruxas, príncipes encantados ou meninas perdidas na floresta. Por trás dos enredos simples estão narrativas sobre a vida e a morte, alegria e tristeza, conquista e derrota – que falam diretamente com o mundo interior dos leitores (…). Escondidas nos contos de fadas estão inquietações que todos nós já sentimos e soluções para problemas que parecem enormes”.

Capa Evento FB Cine Debate O Mágico de Oz

Sobre o filme:

Baseado no livro infantil homônimo de L. Frank Baum, e considerado “culturalmente, historicamente, visualmente e esteticamente significante” pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, foi selecionado para ser preservado no National Film Registry em 1989. L. Frank Baum publicou seu livro O Mágico de Oz (The Wonderful Wizard of Oz) em 1900. Nos anos seguintes foram vendidas milhões de cópias, e Baum escreveu mais treze livros sobre Oz antes de sua morte em 15 de maio de 1919. The Wizard of Oz é uma das maiores obras-primas da História do Cinema.

Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste (Margaret Hamilton), que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho (Ray Bolger) que quer ter um cérebro, um Homem de Lata (Jack Haley) que anseia por um coração e um Leão covarde (Bert Lahr) que precisa de coragem. Será que o Mágico de Oz conseguirá ajudar todos eles?

Trailer:

https://www.youtube.com/ watch?v=E3QFzppKn0g

Somewhere Over The Rainbow (Judy Garland):

https://www.youtube.com/ watch?v=Kn8-oaj7wG0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s