LEANDRO SILVA TEATRO DE BONECOS E PROJETOS CULTURAIS e os grupos e projetos por nós representados – “Grimm para os Pequenos”, “Grupo Fuzuê Teatro de Animação”, “Coletivo Kayodê de Arte Negra e projeto “Contos de Fadas e suas Origens” – manifestamos nosso pesar e indignação com a decisão do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul de rescindir a parceria com a Monarca Produções Culturais e fechar o Teatro do Instituto. É mais uma porta para a arte, a cultura e a formação que se fecha em Porto Alegre, no meio de uma já agravada crise de sucateamento das políticas e espaços culturais. Não compreendemos, por outro lado, a insensibilidade de uma instituição voltada para a pesquisa, a memória e a cultura de tomar e sustentar tal decisão. Perde a arte e a cultura. Perde a sociedade como um todo.
Nós, artistas, produtores e agentes culturais, ficamos na expectativa de uma reversão desta situação e que o Teatro do Instituto não só continue, mas seja fortalecimento como um espaço de referencia para a arte e a cultura no coração da capital gaúcha.
Nota de Lizandra Ayello (Monarca Produções Culturais) sobre a situação do Teatro do Instituto: https://guia21.sul21.com.br/teatro-e-danca/sobre-situacao-do-teatro-do-instituto/