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Os contos de fadas encantam crianças e adultos de todo o mundo e em todos os tempos. Bastamos ouvir um “Era uma vez…” para nos vermos transportados para outros mundos, repletos de magia e transformação. São histórias carreadas de conteúdos simbólicos universais, trazendo nas suas origens – muitas vezes sangrentas e misteriosas – toda a síntese da caminhada da humanidade sobre a face da Terra.

Segundo a escritora e pesquisadora de contos de fadas Karin Hueck, “engana-se quem acha que as historinhas são sobre fadas, bruxas, príncipes encantados ou meninas perdidas na floresta. Por trás dos enredos simples estão narrativas sobre a vida e a morte, alegria e tristeza, conquista e derrota – que falam diretamente com o mundo interior dos leitores (…). Escondidas nos contos de fadas estão inquietações que todos nós já sentimos e soluções para problemas que parecem enormes”.

Depois das bem-sucedidas edições anteriores, o artista bonequeiro e diretor teatral Leandro Silva apresenta, em parceria com a Dalmeida Conteúdo Cultural e a Monarca Produções Culturais, a 4ª edição do Curso Intensivo Contos de Fadas e suas Origens com o objetivo de refletir, de forma lúdica e aprofundada, os conteúdos históricos, simbólicos e filosóficos por trás dos principais contos de fadas, suas transformações ao longo do tempo, bem como as mensagens universais que iluminam nossas mais humanas inquietações.

O artista bonequeiro Leandro Silva já mergulha nos contos de fadas há alguns anos, resultado de um processo investigativo pessoal. Como fruto desta pesquisa, em 2014 inaugurou o projeto cênico “Grimm para os Pequenos” (www.culturadigital.br/grimmparaospequenos) em parceria com a atriz Lorena Sanchez e que encena, através do teatro de bonecos e da contação de histórias, os contos menos conhecidos dos Irmãos Grimm, de forma bem-humorada e contemporânea. Em 2016, o artista realizou uma imersão estética na cidade de Hameln (Hamelin), na Alemanha, lugar de um dos mais famosos contos de fadas universais, “O Flautista de Hamelin”. A pesquisa é a base de criação de um novo trabalho do artista, com estreia prevista para 2019. No ano de 2017 passou a compartilhar seus estudos e reflexões através da realização do curso intensivo “Contos de Fadas e suas Origens”, em parceria com a Monarca Produções Culturais. Ainda está em fase de preparação um livro sobre o tema.

Público

Voltado especialmente para artistas, professores, acadêmicos, historiadores, pedagogos, pesquisadores das áreas artísticas, sociais e curiosos em geral. A partir de 16 anos.

Metodologia

O curso tem como referencial metodológico BASE a PESQUISA TRANSCULTURAL e a ANÁLISE MORFOLÓGICA E ESTRUTURAL das narrativas e toma como pontos de partidas outras abordagens, como a histórica, a biológica, a psicanalítica e a sociológica, sem necessariamente aprofundá-los. Também se valorizará o imaginário e a memória dos participantes e de sua relação pessoal com os contos de fadas, a oralidade e a tradição.

Compõe o curso a leitura de contos de fadas originais e versões adaptadas especialmente selecionados, acompanhados de aulas expositivas com recursos multimeios e debates. Serão oferecidos materiais de consulta e pesquisa. Trabalhos individuais propostos pelo ministrante complementarão a formação.

Conteúdo Programático

TEMA INTRODUTÓRIO (OBRIGATÓRIO)

“Quem conta um conto, aumenta um ponto…” Origens dos contos de fadas – Teses e possibilidades. “Cinderela”, “Pele de Asno” e a universalidade dos contos de fadas. Abordagens possíveis. Interfaces entre Ciência, Mito, Magia e os Contos de Fadas. A imortalidade dos contos de fadas.

CONTOS DE FADAS E SOCIEDADE – PARTE I

Quem tem medo do lobo mau? “Chapeuzinho Vermelho”, a “Bela e a Fera” e “O Barba-Azul” – temas delicados nos contos de fadas universais (violência, incesto, estupro e tortura).

“João e Maria”, “O Flautista de Hamelin” – Os contos de fadas e a questão social do seu tempo e de agora.

CONTOS DE FADAS E SOCIEDADE – PARTE II

“Branca de Neve” e “A Bela Adormecida” – entre princesas, rainhas e madrastas. O Feminino nos Contos Universais.

“Peter Pan”. A História da Infância e os Contos de Fadas.

“O Patinho Feio”. Esopo, Andersen e outras fábulas – O que nos contam os animais? Os animais nos contos de fadas universais.

CONTOS DE FADAS E CONTEMPORANEIDADE

“Pinóquio”, “A Pequena Sereia”. “O Mágico de Oz”, Contos de Fadas e o Dilema do Humano.

“Caverna do Dragão”, “Star Wars”, os encontros de mundos e a contemporaneidade dos contos universais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Serviço:

Data: 27, 28, 30 e 31 de agosto de 2018 (segunda, terça, quinta e sexta).

Horário: 18 às 21 horas.

Carga Horária: 12 horas.

Local: Espaço Dalmeida Multicultural, Rua Silveiro, nº 50, Sala 202, Bairro Menino Deus, Porto Alegre – RS. Mapa: https://goo.gl/maps/wLSdRmPL3u32

Vagas limitadas! Garanta já a sua!

Inscrição através do formulário on line: https://goo.gl/QZVy2K

A confirmação da inscrição será feita mediante o pagamento.

Investimento: R$ 150,00 (material incluso). Pagamento através do sistema PAG Seguro, totalmente on line e seguro! Link: https://pag.ae/bbyBTL2

Opções: transferência bancária, boleto e cartão de crédito (possibilidade de parcelamento).

Atenção:

– Os organizadores se reservam o direito de cancelar a realização do curso, mediante devolução das inscrições, caso não atinja pelo menos 50% do número das vagas.

– Aos participantes serão oferecidos certificado em formato digital, entregue em até 07 dias após a conclusão do curso e mediante o aproveitamento de 75% da carga horária.

– Leia atentamente os termos e condições do curso, anexo à ficha de inscrição on-line.

Sobre o ministrante

Leandro Silva é ator, artista bonequeiro (filiado à União Internacional de Marionetistas – UNIMA) e diretor teatral (DRT 12.402). Mestrando em Artes Cênicas pelo PPGAC UFRGS. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui aperfeiçoamento profissional na Escuela de Verano 2013 da Unima Espanha, realizado no Tolosa Puppets Internacional Center – TOPIC (Tolosa, Espanha) e Capacitação em Elaboração, Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos (Ministério da Cultura – FGV – SENAC). Atuou e dirigiu vários espetáculos teatrais de sucesso, realizados de forma independente ou com o Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre – RS). Coordena e presta consultoria a projetos culturais. Diretor artístico do Núcleo de Teatro de Animação e do Coletivo Kayodê de Arte Negra/ Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS). Criador, encenador e diretor do projeto “Grimm Para os Pequenos”. Mais informações: http://www.leandrosilvabonecos.wordpress.com

Mais Informações:

E-mail: leandrosilva.educ@gmail.com

Telefone/ Whatsapp: 51 982.694.614

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