OFICINA GESTÃO CULTURAL| CADEIA PRODUTIVA DO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE

Período: 21 de novembro a 28 de dezembro de 2018 (quartas e sextas).

Horário: Turma 1: quartas, das 19 às 22 horas; Turma 2: sextas, das 19 às 22 horas.

Local: Ateliê Livre – Sala 02 de Desenho – Av. Érico Veríssimo, 307 – Menino Deus, Porto Alegre – RS.

Ministrante: Leandro Silva (Contato: leandrosilva.bonecos@gmail.com)

Realização: Ministério da Cultura – Prefeitura Municipal de Porto Alegre

INSCRIÇÕES GRATUITAS!

Descrição:

A oficina de Gestão Cultural ministrada por Leandro Silva para a “Cadeia Produtiva do Carnaval de Porto Alegre” tem como mote pensar o Carnaval a partir das 03 dimensões que articulam a Cultura: a dimensão simbólica, a dimensão cidadã e a dimensão econômica, bem como no reconhecimento dos processos culturais como uma estratégia de desenvolvimento da e para a cidade, aptos e potentes para a geração de trabalho, renda, oportunidades e inclusão social. A oficina terá carga horária total de 40 horas, distribuídas em duas turmas de 20 horas cada, e será desenvolvida a partir de estações teóricas e estações práticas articuladas, tomando como ponto de partida a própria experiência dos participantes na sua atuação enquanto agentes socioculturais e econômicos da realização da festa do Carnaval. Além do aprofundamento de temas de fundo importantes, serão realizadas experiências práticas que dotem os participantes de habilidades estratégicas de gestão para se pensar a sustentabilidade do Carnaval na cidade.

Entre as atividades práticas estão: a elaboração coletiva de painel sobre a cadeia do Carnaval de Porto Alegre: elos e enlaces da cadeia; elaboração de projeto cultural (uso de matrizes de elaboração), a elaboração de plano de divulgação e visibilidade do Carnaval (uso de matrizes de elaboração), jogos e simulações (com utilização de técnicas teatrais) e a realização de orientação individual e em grupos.

Sobre o Oficineiro:

Leandro Silva é diretor teatral (DRT 12.402), artista bonequeiro e encenador, filiado à União Internacional dos Marionetistas (UNIMA) e à Associação Brasileira de Teatro de Bonecos. Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Processo Civil pelo Centro Universitário Uninter. Fez residências artísticas no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS), no Tolosa Puppet Internacional Center – TOPIC (Tolosa, Espanha) e no Espaço de Imersão Artística Vale do Arvoredo (Morro Reuter, RS). Possui formação em Economia da Cultura, Política Cultural, Gestão Cultural e Elaboração e Gestão de Projetos Culturais (Programa de Capacitação em Projetos Culturais/ Ministério da Cultura – Fundação Getúlio Vargas – Senac-DF). Possui experiência em elaboração, gestão, assessoria técnica e prestação de contas de projetos culturais. Diretor artístico e ator no Grupo Fuzuê Teatro de Animação, no Coletivo Kayodê de Arte e do projeto cênico independente Grimm para os Pequenos (Porto Alegre – RS). Atuou como oficineiro do projeto de Descentralização da Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre nos anos de 2013 e 2014, nas áreas de Teatro de Bonecos e Teatro de Sombras. Mais informações: http://www.leandrosilvabonecos.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s