No dia 29 de agosto de 2019, em uma sala lotada de amigos e artistas no Departamento de Artes Dramáticas – DAD (UFRGS), o artista bonequeiro Leandro Silva defendeu sua dissertação de mestrado.
A dissertação de Leandro Alves da Silva, intitulada “TEATRO DE ANIMAÇÃO E TECNOLOGIAS: a Interface como articuladora das inter-relações entre o Teatro de Animação e as tecnologias a partir do trabalho de algumas companhias do Rio Grande do Sul”, fruto de pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), articula duas temáticas centrais: o Teatro de Animação contemporâneo e as tecnologias.
A partir de entrevistas com artistas criadores e análise de acervos de algumas companhias – Cia. Caixa do Elefante, Cia. Lumbra, Grupo de Pernas Pro Ar e Grupo Fuzuê Teatro de Animação – busca compreender como estes sistematizam e dão sentido ao uso de tecnologias nas suas obras, especialmente na construção de bonecos e outras formas animadas, de elementos de cenografia e na criação de técnicas, artefatos, dispositivos e arranjos originais para atender às demandas específicas do seu processo criador. Busca ainda, através do aproveitamento metafórico do conceito de “Interface”, encontrar neste um “elo articulador” para essa polissemia de sentidos propostos, que fomentam o diálogo sobre tradição e inovação na cena do Teatro de Animação, e problematizam o que afinal constitui sua contemporaneidade.
O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do Prof. Dr. Clóvis Dias Massa (PPGAC UFRGS) e a banca examinadora foi composta pela Profa. Dra. Marta Isaacsson (UFRGS), pelo Prof. Dr. Paulo Balardim (UDESC) e pela Profa. Dra. Maria de Fátima Moretti (UFSC).