Trupi de Trapu vai montar seu primeiro espetáculo adulto com Teatro de Bonecos inspirado na vida e obra de Carolina de Jesus

WhatsApp Image 2020-03-03 at 16.32.03

Em reunião no dia 03/03/2020 para decidir a próxima montagem, a Trupi de Trapu Teatro de Bonecos (Porto Alegre, RS) decidiu encabeçar seu primeiro projeto de montagem e encenação de um espetáculo adulto com Teatro de Bonecos. A peça, ainda sem título, será livremente inspirada na vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus.

A montagem de um espetáculo com Teatro de Bonecos para o público adulto era um desejo antigo da Trupi de Trapu, companhia que celebra este ano 12 anos de trabalho continuado com bonecos, contação de histórias e sustentabilidade no cenário artístico do Rio Grande do Sul. A proposta de criar a peça a partir da vida e obra de Carolina de Jesus foi sugerida pela atriz e figurinista Mari Falcão, integrante do elenco de Bandele, uma leitora e entusiasta de Carolina de Jesus. No encontro de hoje, a Trupi de Trapu acolheu e firmou a proposta, com muito entusiasmo.

A peça vai contar ainda com a participação da atriz Glória Andrade no elenco, com orientação e direção de Leandro Silva e também com a presença de Alexandre Malta, Anderson Gonçalves e Viviane Marmitt, que já atuam e produzem Bandele. A previsão de estreia é para o segundo semestre de 2020.

Sobre Carolina Maria de Jesus e proposta de montagem

unnamed

A vida e obra de Carolina de Jesus é um manifesto para a literatura periférica e afro-brasileira

Carolina de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada uma das mais importantes escritoras do país. A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis. Em 1958, tem seu diário publicado sob o nome Quarto de Despejo, com auxílio do jornalista Audálio Dantas. O livro fez um enorme sucesso e chegou a ser traduzido para catorze línguas. Carolina de Jesus era também compositora e poetisa. Sua obra permanece objeto de diversos estudos, tanto no Brasil quanto no exterior.

Trata-se da primeira montagem de teatro de bonecos para adultos da companhia Trupi di Trapu Teatro de Bonecos em 12 anos de carreira. Seguindo a pesquisa e a metodologia já acumulada na peça anterior, BANDELE, a companhia irá apostar em um mergulho na obra e biografia de Carolina de Jesus e trará à cena uma proposta de Teatro de Bonecos contemporâneo, tendo como técnica principal a manipulação direta e à vista do público, mantendo uma relação heterogênea com os bonecos, objetos e elementos cenográficos (atriz/ator à mostra e em interação).

A companhia Trupi de Trapu Teatro de Bonecos trabalha agora na prospecção de apoio para a montagem do trabalho, bem como o convite para outros artistas do cenário artístico para compor a criação nos processos de composição de trilhas, acompanhamento de processo, assessorias e projeto de identidade visual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s