O Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre – RS) teve seu planejamento para o ano fortemente impactado pelo surto da Covid-19, declarado como uma pandemia pela OMS, como tem sido a realidade de muitos outros grupos e coletivos artísticos do Brasil e do mundo.

Design sem nome
Grupo Fuzuê Teatro de Animação em encontro virtual. #FicaEmCasa

Em reunião virtual realizada hoje, dia 28/03, os membros do coletivo refletiram sobre a atual conjuntura, dialogaram sobre suas condições de vida pessoal e artística em meio à quarentena e articularam como retomar seus projetos. Participaram do encontro virtual todos os membros: Leandro Silva, Marion Santos, Julia Santos, Marco Marchessano, Lizandra Ayello, Oscar Luz e Richard Lipke. Contamos ainda com a participação de Leandro Anton, coordenador do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, parceiro do Grupo Fuzuê Teatro de Animaçãao, e participações especiais dos gatos de cada um, que volta e meia davam o ar da graça nas câmeras para alegrar os debates.

Basicamente, três ações do Grupo Fuzuê Teatro de Animação foram diretamente impactadas pela pandemia: o lançamento do LAB BONEECOS, projeto de formação de bonequeiros com duas oficinas previstas para este ano, a ser realizado no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (suspenso e com datas de realização adiadas) e a retomada da criação e montagem de seus dois novos trabalhos: “O Mistério do Jaraguá” e “COMA”(já em processo há mais de um ano).

A finalização e estreia dos espetáculos e a realização de duas oficinas previstas do LAB BONECOS (“Teatro de Bonecos de Luva” e “O Ator Animador”) serão adiadas até a normalidade do cotidiano, quando esperamos ter a pandemia superada. E como forma de seguir trabalhando neste período, o Grupo Fuzuê Teatro de Animação lançará uma nova oficina, a ser realizada de forma virtual e com orientação do diretor Leandro Silva: “Práticas Colaborativas de Escrita Dramatúrgica para Teatro de Bonecos”.

A oficina “Práticas Colaborativas de Escrita Dramatúrgica para Teatro de Bonecos” tem por objetivo refletir de forma teórica e prática sobre práticas de escritas dramatúrgicas e refletir sobre as suas especificidades no campo do Teatro de Bonecos. Tem como ponto de partida um olhar sobre o conceito, fronteiras e características do Teatro de Animação na contemporaneidade e as práticas de artistas, grupos e companhias. Será voltada para a formação interna do grupo e algumas vagas para público externo, e realizada através da internet (grupo de e-mails, encontros on-line via Zoom e outros dispositivos), de forma orientada e atendendo as medidas de prevenção ao COVID-19 recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, pelo Ministério da Saúde e demais autoridades competentes de saúde.

Compõe a realização do curso: leituras orientadas de textos, debates virtuais e a composição de enredos e peças para Teatro de Bonecos. Ao final, os materiais compostos durante a oficina serão revisados e disponibilizados através de um e-book, a ser distribuído para acesso e download gratuito na página do Grupo Fuzuê Teatro de Animação.

O Grupo Fuzuê Teatro de Animação seguirá seus encontros virtuais até o final da pandemia, mantendo viva sua rede de afetos e parcerias e renovamos o otimismo e as energias. Logo os nossos bonecos sairão das caixas!

As inscrições para público externo da oficina virtual “Práticas Colaborativas de Escrita Dramatúrgica para Teatro de Bonecos” serão abertas em breve.

SOBRE O LAB BONECOS

LAB BONECOS – Oficina de Formação em Teatro de Bonecos é um projeto autônomo do Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre – RS) com o objetivo de oferecer formação na área de Teatro de Bonecos e seus desdobramentos e, dessa forma, contribuir com a qualificação de novos artistas bonequeiros, com a disseminação de conhecimentos acerca desta linguagem e seu maior reconhecimento.

Compõe o LAB Bonecos a realização de oficinas, cursos, seminários, vivências e residências artísticas, cujo programa será definido anualmente pelo Grupo Fuzuê Teatro de Animação. A metodologia inclui conhecimentos teóricos e práticos e o desenvolvimento de projetos individuais e coletivos de criação, com mostra de encerramento ao final (quando pertinente).

OFICINAS PREVISTAS

Para o período 2020-2021, o LAB Bonecos realizará três oficinas formativas:

Oficina 1 – Práticas Colaborativas de Escrita Dramatúrgica para Teatro de Bonecos.

Virtual, a ser realizado no contexto do surto da pandemia causado pela Covid-19. A atividade, voltada para a formação interna do grupo e com possibilidade de abertura de vagas externas, será realizado através da internet (grupo de e-mails, encontros on-line via Zoom), de forma orientada e atendendo as medidas de prevenção ao COVID-19 recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, pelo Ministério da Saúde e demais autoridades competentes de saúde.

Plano da Oficina e abertura das inscrições: em breve.

Oficina 2 – Teatro de Bonecos de Luva: Construção, Animação e Dramaturgia.

Presencial, a ser realizado em parceria com a Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (adiada).

Plano da Oficina: em breve.

Oficina 3 – O Ator Animador.

Presencial, a ser realizado em parceria com a Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (adiada).

Plano da Oficina: em breve.

Ficha Técnica:

Coordenação Pedagógica: Leandro Silva

Oficineiros e Colaboradores: Leandro Silva, Marion Santos, Julia Santos, Marco Marchessano, Richard Lipke, Lizandra Ayello e convidados.

Parceiro: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s