criador e criatura

Artista bonequeiro, diretor teatral (DRT 12.402) e consultor de projetos culturais e sociais. Pesquisador. Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Especialista em Processo Civil pelo Centro Universitário Uninter. Autor da dissertação “TEATRO DE ANIMAÇÃO E TECNOLOGIAS: Um olhar a partir da Interface sobre o trabalho de algumas companhias do Rio Grande do Sul”. Entre seus campos de interesse e pesquisa, estão as relações entre Arte, Tecnologias, Pós-Humano e o Corpo Pós-Orgânico. Graduando em História da Arte no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA UFRGS). 

Filiado à Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) e à União Internacional dos Marionetistas (UNIMA INTERNACIONAL). Fez residências artísticas no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS), no Tolosa Puppet Internacional Center – TOPIC (Tolosa, Espanha) e no Espaço de Imersão Artística Vale do Arvoredo (Morro Reuter, RS). Possui formação em Economia da Cultura, Política Cultural, Gestão Cultural e Elaboração e Gestão de Projetos Culturais (Programa de Capacitação em Projetos Culturais/ Ministério da Cultura – Fundação Getúlio Vargas – Senac-DF).

Possui experiência em elaboração, gestão, assessoria técnica e prestação de contas de projetos culturais e sociais. Trabalhou em importantes organizações do Terceiro Setor e na área de Cooperação Internacional no Nordeste, como Obra Kolping do Brasil e Fundação Konrad Adenauer. Diretor artístico e ator no Grupo Fuzuê Teatro de Animação, no Coletivo Kayodê de Arte e do projeto cênico independente Grimm para os Pequenos (Porto Alegre – RS). Coordenador Administrativo da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Vencedor dos editais Bolsa Funarte Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012, Bolsa Funarte de Apoio aos Artistas e Produtores Negros 2014, Prêmio Culturas Populares 2018, dentre outros reconhecimentos.

Entre seus trabalhos de atuação e/ou direção, destacam-se: “Fuzuê no Sertão Encantado” (2013-2015), “Devaneios” (2015-2016), “As Malditas” (2016), “Bandele” (2018), “Wonderland Ave. – Experiência de Criação Cênica em Confinamento” (2020), trabalho integrante do projeto TRANSIT realizado pelo Goethe Institut Porto Alegre e SESC RS, “Páginas Amarelas – A Vida e a Obra de Carolina de Jesus” (2021) e “Na Trilha das Andarilhas” (2021). Criador, encenador e diretor do projeto “Grimm Para os Pequenos” (desde 2015). Artista Colaborador do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e membro da Associação Espiritualidade em Saúde, onde coordena o Departamento de Arteterapia.

CURRÍCULO LATTES

ESPETÁCULOS

RECONHECIMENTOS

PUBLICAÇÕES