O Quarto

cartaz-o-quarto-leandro-silva-2016

Sinopse

Uma criança é protegida de seus pesadelos durante o sono por um herói improvável. O espetáculo invoca a Infância, especialmente o sonho, a fantasia e o medo que nos marcam no ambiente do quarto, no escuro e na hora de dormir. Da janela, o espectador acompanha esta poética aventura.

Processo Criativo

O processo de pesquisa e criação de Teatro em Miniaturas desenvolvido por Leandro Silva tem como ponto de partida o uso de brinquedos contemporâneos e tradicionais e a poética da Cultura da Infância como motes. O artista troca o seu ateliê pela garimpagem de possibilidades lúdicas em lojas de brinquedos, briques, antiquários e mesmo o lixo urbano. Sobre este processo de criação invertido – do construído para o encontrado – busca aproveitar as potencialidades e os limites oferecidos pelos seus achados, com um mínimo de interferência na sua materialidade e plasticidade. Acredita que cada brinquedo/ objeto encontrado guarda em si uma magia escondida, que pode ser revelada na conexão com outros brinquedos/ objetos e destes com o artista e o público.

Quanto a uma poética da Infância, o artista busca, com sensibilidade, olhar realidades humanas existenciais – o medo, a dor, a perda, a morte, a alegria, a conquista, etc – a partir dos olhos da criança/ sujeito.

O espetáculo teve uma estreia bem sucedida durante a Mostra SustentAção, realizada no dia 30 de outubro de 2016 em Porto Alegre, RS pela Cia. Trupi di Trapu, numa edição especialmente dedicada ao Teatro de Miniaturas. Tirar o projeto de pesquisa do papel se deu a partir da provocação do bonequeiro Anderson Gonçalves, idealizador do Coletivo Caixa de Pandora de Teatro Lambe Lambe, que busca congregar, estimular e organizar o trabalho criativo de novos e veteranos caixeiros.

 Especificações

Técnica: Teatro em Miniatura

Música: Manipulada a partir de trecho de “Home Alone” de John Towner Williams.

Cenários: Leandro Oliveira

Duração: 03 minutos

Montagem: 40 minutos

Desmontagem: 30 minutos

Necessidades Técnicas: Apenas de local para apresentações. Não há necessidades de energia elétrica. Caixa tipo “lambe-lambe” com sistema autônomo de luz, som e mecanismos de encenação (bateria).

Ficha Técnica

Concepção, Criação, Manipulação e Edição de Trilha Sonora (sobre a musica “Home Alone” de John Towner Williams): Leandro Silva
Cenários: Leandro Oliveira
Vídeo: José Renato Lopes

sleeping-1311784_960_720-copia

Imagem inspiradora da arte de “O Quarto”, encontrada na internet após criação do enredo cênico.

14915576_1169595223117827_8559191750366947496_n

Estreia do Teatro de Miniaturas “O Quarto”. Mostra SustentAção 2016, Porto Alegre, RS.

Interior da caixa de teatro lambe lambe “O Quarto”.