transit-logo-2018-preto-para-fundo-braco-formatkey-jpg-w511

DIRETOR SELECIONADO PARA O TRANSIT, PROJETO DO INSTITUT GOETHE PORTO ALEGRE EM PARCERIA COM O SESC RS E O SITE AGORA CRÍTICA TEATRAL. Ao lado da diretoria Júlia Rodrigues e envolvendo grande equipe de artistas e colaboradores, os diretores foram responsáveis pela montagem do texto “Wonderland Ave.” da dramaturga alemã Sybile Berg. 

INDICAÇÃO “MELHOR DIREÇÃO | CATEGORIA INFANTIL” pelo espetáculo “A Princesa e o Sapo/ Grimm Para Os Pequenos” no 5º Festival Nacional de Teatro – Grupos Independentes e Pontos de Cultura (Floriano – Piauí, 2016).

INDICAÇÃO “MELHOR ATOR | CATEGORIA INFANTIL” pelo espetáculo “A Princesa e o Sapo/ Grimm Para Os Pequenos” no 5º Festival Nacional de Teatro – Grupos Independentes e Pontos de Cultura (Floriano – Piauí, 2016).

INDICAÇÃO “MELHOR ESPETÁCULO | CATEGORIA INFANTIL” pelo espetáculo “A Princesa e o Sapo/ Grimm Para Os Pequenos” no 5º Festival Nacional de Teatro – Grupos Independentes e Pontos de Cultura (Floriano – Piauí, 2016).

PRÊMIO “MELHOR ATOR COADJUVANTE” pelo espetáculo “As Malditas” no 17ª Festival Internacional Rosário em Cena (Rosário do Sul, Rio Grande do Sul, 2016)

Sem-título-1

O artista bonequeiro Leandro Silva, membro do Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, foi um dos contemplado no edital Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros 2014 para realização do projeto “Os Três Presentes Mágicos – Pesquisa, Criação Coletiva, Produção e Circulação de Espetáculo com Teatro de Animação (Bonecos, Objetos e Máscaras) e a Musicalidade do Tambor de Sopapo”, livremente inspirado na obra de Rogério Andrade Barbosa e executado em parceria com artistas, coletivos, grupos e EES do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS).   O projeto é um processo de pesquisa, criação coletiva, produção e circulação pública de espetáculo, tendo como referencia o conto africano “Os Três Presentes Mágicos”, de Rogério Andrade Barbosa, explorando o universo do Teatro de Animação (Bonecos, Objetos, Sombra e Luz) e a musicalidade do instrumento tradicional Tambor de Sopapo. Link: http://culturadigital.br/ostrespresentesmagicos/

O objetivo da Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros 2014 é proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidade de acesso a condições e meios de produção artística, em conformidade com o Plano Nacional de Cultura (Lei 12.343/2010), especialmente no que se refere aos programas de reconhecimento, preservação, fomento e difusão do patrimônio e da expressão cultural dos e para os grupos sujeitos à discriminação e marginalização e o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), que estabelece em seu artigo 4º, incisos IV e VI, a promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate à discriminação e às desigualdades étnicas e a implementação de incentivos e critérios de condicionamento e prioridade no acesso aos recursos públicos.

INDICAÇÃO “MELHOR DIREÇÃO | CATEGORIA INFANTIL” pelo espetáculo “Fuzuê no Sertão Encantado” no 3º Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura e Grupos Independentes (Floriano – Piauí, 2013)

Lego--Bolsa-de-Interaes-Estticas3

O artista bonequeiro Leandro Silva foi contemplado com uma Bolsa de Residência Artística e Interações Estéticas em Pontos de Cultura 2012, promovido pela FUNARTE, com o projeto “Fuzuê – O Teatro de Bonecos e suas Convergências na Comunidade”. O projeto foi executado no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, em Porto Alegre – RS, de janeiro a julho de 2013, e desencadeou um processo de trocas de experiências, pesquisa, criação e produção artística entre o artista residente e jovens do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre – RS), refletindo as diversas vertentes do Teatro de Animação – Teatro de Bonecos, Teatro de Objetos e Teatro de Máscaras – e suas convergências e contribuições para o desenvolvimento social comunitário nas áreas de Educação, Saúde, Defesa dos Direitos Humanos e Ecologia. Todas as informações em: http://bonecosnacomunidade.blogspot.com.br

Realizada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, a Bolsa Interações Estéticas tem como objetivo apoiar projetos de diferentes segmentos artísticos por meio do intercâmbio cultural entre artistas das diversas regiões do Brasil e a rede de Pontos de Cultura. Mais informações: http://www.funarte.gov.br/interacoesesteticas/

Lego--Agente-Jovem-de-Cultura3

O artista bonequeiro Leandro Silva foi contemplado com o prêmio Agente Jovem de Cultura – Diálogos e Ações Interculturais, como reconhecimento pelo seu trabalho com a iniciativa “Fuzuê – Teatro de Bonecos Pedagógico: O Títere como Instrumento de Educação e Comunicação Popular em Comunidades do Nordeste Brasileiro”.

A iniciativa cultural é uma proposta de formação cultural de jovens, lideranças e educadores populares na linguagem do teatro de bonecos através de oficinas, gerando como produtos finais apresentações e a produção e disseminação de conhecimentos sobre “teatro de formas animadas, educação e cultura” a ser disponibilizado gratuitamente através de web blog integrado a redes sociais. A experiência é a continuidade e desdobramento do “Projeto Fuzuê – Oficina de Teatro de Bonecos: Fantoches e Marionetes”, um “work in progress” em teatro de animação popular iniciado em 2006 e que integra: formação e difusão cultural, acesso ao teatro de bonecos (produção e apresentação) e sistematização da experiência através de apostilas e blogs.

O artista realizou experiências como estas em Floriano – PI (2006-2009), em parceria com Klênia Oliveira Komes, Viçosa – AL (2009), Itaitinga – CE (2010), Fortaleza (CE), Bacabal – MA, Chapadinha – MA e Vila Nova dos Martírios – MA.

O Prêmio Agente Jovem de Cultura foi realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Saúde (MS). As iniciativas culturais selecionadas têm ações voltadas para as áreas de Comunicação, Articulação e Mobilização Cultural, Cultura e Tecnologia, Pesquisa, Acervo e Diálogos Intergeracionais no Campo da Cultura, Formação Cultural, Produção e Expressão Artística e Cultural, Intercâmbios e Encontros Culturais, e Cultura e Sustentabilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s