Curso Intensivo Contos de Fadas e suas Origens

Os contos de fadas encantam crianças e adultos de todo o mundo e em todos os tempos. Bastamos ouvir um “Era uma vez…” para nos vermos transportados para outros mundos, repletos de magia e transformação. São histórias carreadas de conteúdos simbólicos universais, trazendo nas suas origens – muitas vezes sangrentas e misteriosas – toda a síntese da caminhada da humanidade sobre a face da Terra.

O artista bonequeiro e diretor teatral Leandro Silva, em parceria com a Monarca Produções, realiza o curso intensivo “Contos de Fadas e suas Origens”, com o objetivo de refletir de forma lúdica e aprofundada os conteúdos históricos, simbólicos e filosóficos por trás dos principais contos de fadas, suas transformações a longo do tempo, bem como as mensagens universais que iluminam nossas mais humanas inquietações.

Segundo a escritora e pesquisadora de contos de fadas Karin Hueck, “engana-se quem acha que as historinhas são sobre fadas, bruxas, príncipes encantados ou meninas perdidas na floresta. Por trás dos enredos simples estão narrativas sobre a vida e a morte, alegria e tristeza, conquista e derrota – que falam diretamente com o mundo interior dos leitores (…). Escondidas nos contos de fadas estão inquietações que todos nós já sentimos e soluções para problemas que parecem enormes”.

O artista bonequeiro Leandro Silva já mergulha nos contos de fadas há alguns anos, resultado de um processo investigativo pessoal. Como fruto desta pesquisa, em 2014 inaugurou o projeto cênico “Grimm para os Pequenos” que encena, através do teatro de bonecos e da contação de histórias, os contos menos conhecidos dos Irmãos Grimm, de forma bem humorada e contemporânea. Em 2016, o artista realizou uma imersão estética na cidade de Hameln (Hamelin), na Alemanha, lugar de um dos mais famosos contos de fadas universais, “O Flautista de Hamelin”. A pesquisa é a base de criação de um novo trabalho do artista, sem data de estreia. Os participantes do curso “Conto de Fadas e suas Origens” poderão compartilhar de material significativo fruto destas investigações.

Público

Voltado especialmente para artistas, professores, pesquisadores das áreas artísticas, sociais e curiosos em geral. A partir de 16 anos.

Metodologia

O curso terá como ponto de partida a leitura encenada e dinâmica de contos de fadas originais e versões adaptadas especialmente selecionados, acompanhados de aulas expositivas com recursos multimeios e debates. Serão oferecidos materiais de consulta e pesquisa. Também se valorizará o imaginário e a memória dos participantes e de sua relação com os contos de fadas, a oralidade e a tradição. Trabalhos individuais propostos pelo ministrantes complementarão a formação.

Conteúdo Programático

Tema I: Tema Introdutório (OBRIGATÓRIO)

“Quem conta um conto, aumenta um ponto…” Origens dos contos de fadas – Teses e possibilidades. “Cinderela”, “Pele de Asno” e a universalidade dos contos de fadas. Interfaces entre a Ciência e os Contos de Fadas. A imortalidade dos contos de fadas.

Quem tem medo do lobo mau? “Chapeuzinho Vermelho”, a “Bela e a Fera” e “O Barba-Azul” – temas delicados nos contos de fadas universais (violência, incesto, estupro e tortura).

Tema II: Contos de Fadas e Sociedade – Parte I

“Branca de Neve” e “A Bela Adormecida” – entre princesas, rainhas e madrastas. O Feminino nos Contos Universais.

“João e Maria”, “O Flautista de Hamelin” – Os contos de fadas e a questão social do seu tempo e de agora.

Tema III: Contos de Fadas e Sociedade – Parte II

“Peter Pan”. A História da Infância e os Contos de Fadas.

“O Patinho Feio”. Esopo, Andersen e outras fábulas – O que nos contam os animais? Os animais nos contos de fadas universais.

Tema IV: Contos de Fadas e Contemporaneidade

“Pinóquio”, “A Pequena Sereia”. Contos de Fadas e o Dilema do Humano.

Considerações finais.

Serviço

Mediante contrato de prestação de serviços.

Investimento

Solicitar orçamento (valor de honorários, materiais e demais despesas).

Sobre o ministrante

Leandro Silva é ator, artista bonequeiro (filiado à Associação Brasileira de Teatro de ABTB – Centro UNIMA Brasil – União Internacional de Marionetistas – UNIMA) e diretor teatral (DRT 12.402). Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC UFRGS). Graduando em História da Arte no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA UFRGS). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Fez aperfeiçoamento profissional na Escuela de Verano 2013 da Unima Espanha, realizado no Tolosa Puppets Internacional Center – TOPIC (Tolosa, Espanha) como Bolsista da Comissão para América Latina da UNIMA. Fez Capacitação em Elaboração, Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos (Ministério da Cultura – FGV – SENAC). Atuou e dirigiu vários espetáculos teatrais, realizados de forma independente ou com o Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre – RS). Diretor artístico do Grupo Fuzuê Teatro de Animação e do Coletivo Kayodê de Arte Negra/ Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS). Entre seus trabalhos, destacam-se: “Fuzuê no Sertão Encantado” (2013-2015), “Devaneios” (2015-2016), “As Malditas” (2016), “Os Três Presentes Mágicos” (2016-2017) e “Bandele” (2018). Criador, encenador e diretor do projeto “Grimm Para os Pequenos” (desde 2015). Mais informações: http://www.leandrosilvabonecos.com

Mais Informações

E-mail: leandrosilva.bonecos@gmail.com

Telefone/ Whatsapp/Telegram: + 55 51 98269 4614