Curso intensivo ministrado através de referenciais teóricos e práticos, os participantes terão acesso aos conhecimentos necessários para a estruturação de projetos culturais de qualidade, aptos a serem enquadrados em editais e leis de incentivo (fontes públicas e privadas de financiamento cultural). Para tanto, cada um sairá com um projeto cultural básico elaborado ou aprimorado. O curso colocará o participante em contato com os principais mecanismos de captação de recursos para projetos culturais e vai amiúde nas etapas de elaboração de propostas em todas as áreas da cultura.

Com metodologia inovadora, os participantes receberão assessoria personalizada a seus projetos culturais através da Plataforma Google Classroom e finalizarão com um seminário de projetos para tirarem dúvidas e consolidarem suas propostas.

São objetivos do curso:

•       Compreender conceitos sobre a Política Cultural e a Economia da Cultura no contexto da realidade brasileira.

•       Se tornar um agente cultural apto a elaborar propostas para projetos próprios e de outros.

•     Entender o que são objetivos, justificativa, plano estratégico, cronograma de ação, resultados esperados, plano de divulgação e planilha orçamentária.

•     Compreender o o passo a passo da elaboração de projetos, abordando desde a concepção e escrita, passando pelo planejamento das ações, até a execução financeira e a prestação de contas.

Conteúdo Programático

•     O Campo da Cultura: Conceitos, identidade e diversidade cultural, transversalidade da Cultura

•     Economia da Cultura

•     Linhas de Fomento e Fontes de Financiamento

•     Relação das Áreas e Segmentos Culturais

•     Transformando sua Ideia em um Documento: Elementos do projeto

•     Criando o Conteúdo da Proposta

•     Modelos de Conteúdo de Proposta

•     O Projeto Técnico

•     Seminário de Projetos (Final)

Serviço

Mediante contrato de prestação de serviços.

Investimento

Solicitar orçamento (valor de honorários, materiais e demais despesas).

Sobre o ministrante

Leandro Silva é ator, artista bonequeiro (filiado à Associação Brasileira de Teatro de ABTB – Centro UNIMA Brasil – União Internacional de Marionetistas – UNIMA) e diretor teatral (DRT 12.402). Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC UFRGS). Graduando em História da Arte no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA UFRGS). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Fez aperfeiçoamento profissional na Escuela de Verano 2013 da Unima Espanha, realizado no Tolosa Puppets Internacional Center – TOPIC (Tolosa, Espanha) como Bolsista da Comissão para América Latina da UNIMA. Fez Capacitação em Elaboração, Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos (Ministério da Cultura – FGV – SENAC). Atuou e dirigiu vários espetáculos teatrais, realizados de forma independente ou com o Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre – RS). Diretor artístico do Grupo Fuzuê Teatro de Animação e do Coletivo Kayodê de Arte Negra/ Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS). Entre seus trabalhos de atuação e/ou direção, destacam-se: “Fuzuê no Sertão Encantado” (2013-2015), “Devaneios” (2015-2016), “As Malditas” (2016), “Bandele” (2018), “Wonderland Ave. – Experiência de Criação Cênica em Confinamento” (2020), trabalho integrante do projeto TRANSIT realizado pelo Goethe Institut Porto Alegre e SESC RS, “Páginas Amarelas – A Vida e a Obra de Carolina de Jesus” (2021) e “Na Trilha das Andarilhas” (2021). Criador, encenador e diretor do projeto “Grimm Para os Pequenos” (desde 2015). Artista Colaborador do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e membro da Associação Espiritualidade em Saúde, onde coordena o Departamento de Arteterapia.

Mais Informações

E-mail: leandrosilva.bonecos@gmail.com

Telefone/ Whatsapp/Telegram: + 55 51 98269 4614