Oficina Criação e Gestão de Empreendimentos Criativos

A oficina tem por objetivo contribuir para que artistas, produtores e empreendedores culturais perfaçam um caminho teórico-prático de elaboração de planos de negócios criativos sustentáveis, baseados nos princípios da Economia Criativa.

A Economia Criativa é percebida como uma economia baseada na abundância, em vez de ser baseada na escassez de recursos, pois seu insumo principal parte da criatividade e do conhecimento humano, que são infinitos. É reconhecida como a economia do simbólico e, por isso, está diretamente associada à diversidade das expressões culturais, seu maior valor. Tem com forte característica sua função colaborativa, pois apresenta uma série de arranjos entre pessoas, instituições e governos, é uma economia de rede. A economia criativa é cada vez mais potente na medida em que reconcilia estratégias nacionais com processos internacionais globais, estando em crescente ascensão no Brasil e no exterior.

Assim, a oficina propõe auxiliar no processo de transformação de ideias em empreendimentos criativos sustentáveis, compreendendo o contexto da Economia Criativa na atualidade, os elementos basilares de gestão de negócios criativos e suas potencialidades para atuar em redes colaborativas.

A metodologia da oficina une teoria e prática, propondo um espaço lúdico que integra processos de vivências grupais com o assessoramento à elaboração de planos de empreendimentos criativos individuais e coletivos.

Transforme suas ideias em empreendimentos criativos sustentáveis.

Viva do seu sonho!

Conteúdo Programático

Tema I: Conceitos de cultura. Identidade cultural. Diversidade cultural. Economia Criativa. Economia da cultura ou economia criativa. A economia criativa no mundo. A economia criativa no Brasil: histórico. Os setores criativos. Construindo o plano do empreendimento criativo (Parte I).

Tema II: O mercado criativo: da indústria aos micros empreendimentos. A economia criativa como vetor de desenvolvimento local. Novos modelos de negócios criativos. Economia Criativa e colaboração em rede. Espaços Criativos, Clusters Criativos e Cidades Criativas. Construindo o plano do empreendimento criativo (Parte II).

Tema III: Gestão de empreendimento criativos. Conceitos básicos sobre Propriedade Intelectual e Direitos Autorais. Construindo o plano do empreendimento criativo (Parte III).

Tema IV: Gestão de empreendimento criativos. Financiamento para Projetos Criativos. Políticas para a Economia Criativa. Construindo o plano do empreendimento criativo (Parte IV).

Seminário de Encerramento: Apresentação dos planos de empreendimentos criativos, troca de ideias e possibilidades de implementação e gestão em rede.

Serviço

Mediante contrato de prestação de serviços.

Investimento

Solicitar orçamento (valor de honorários, materiais e demais despesas).

Sobre o ministrante

Leandro Silva é ator, artista bonequeiro (filiado à Associação Brasileira de Teatro de ABTB – Centro UNIMA Brasil – União Internacional de Marionetistas – UNIMA) e diretor teatral (DRT 12.402). Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC UFRGS). Graduando em História da Arte no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA UFRGS). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Fez aperfeiçoamento profissional na Escuela de Verano 2013 da Unima Espanha, realizado no Tolosa Puppets Internacional Center – TOPIC (Tolosa, Espanha) como Bolsista da Comissão para América Latina da UNIMA. Fez Capacitação em Elaboração, Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos (Ministério da Cultura – FGV – SENAC). Atuou e dirigiu vários espetáculos teatrais, realizados de forma independente ou com o Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre – RS). Diretor artístico do Grupo Fuzuê Teatro de Animação e do Coletivo Kayodê de Arte Negra/ Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS). Entre seus trabalhos, destacam-se: “Fuzuê no Sertão Encantado” (2013-2015), “Devaneios” (2015-2016), “As Malditas” (2016), “Os Três Presentes Mágicos” (2016-2017) e “Bandele” (2018). Criador, encenador e diretor do projeto “Grimm Para os Pequenos” (desde 2015). Mais informações: http://www.leandrosilvabonecos.com

Mais Informações

E-mail: leandrosilva.bonecos@gmail.com

Telefone/ Whatsapp/Telegram: + 55 51 98269 4614