Tipo popular por excelência do Teatro de Animação, a oficina tem como foco o processo de criação de bonecos de luva – do croqui à finalização – bem como elementos da dramaturgia, tomando como base o Mamulengo (o Teatro Popular de Bonecos do Nordeste do Brasil). Cada participante irá executar um projeto completo de criação de boneco de luva.

Oficina aberta para curiosos, artistas, professores e todos aqueles que desejam adentrar o universo fantástico do Teatro de Bonecos e suas infinitas possibilidades.

Conteúdo Programático

Tema I: O Teatro de Animação, vertentes e tipos; A linguagem do Teatro de Bonecos; Desenho de croquis e esquemas para bonecos de luva; Projeto individual de boneco de luva; O personagem.

Tema II: O Teatro Popular de Bonecos do Nordeste do Brasil; Os materiais; Luva; Dedeiras; Técnicas de modelagem.

Tema III: Processos criativos e dramatúrgicos para o Teatro de Bonecos de Luva; Personalização; Elaboração de enredos.

Tema IV: O espaço cênico no Teatro de Bonecos; Montagem de boneco de luva; Elementos de manipulação (postura, vetor, movimentos básicos, autonomia ficcional em cena).

Serviço

Mediante contrato de prestação de serviços.

Investimento

Solicitar orçamento (valor de honorários, materiais e demais despesas).

Sobre o ministrante

Leandro Silva é ator, artista bonequeiro (filiado à Associação Brasileira de Teatro de ABTB – Centro UNIMA Brasil – União Internacional de Marionetistas – UNIMA) e diretor teatral (DRT 12.402). Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC UFRGS). Graduando em História da Arte no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA UFRGS). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Fez aperfeiçoamento profissional na Escuela de Verano 2013 da Unima Espanha, realizado no Tolosa Puppets Internacional Center – TOPIC (Tolosa, Espanha) como Bolsista da Comissão para América Latina da UNIMA. Fez Capacitação em Elaboração, Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos (Ministério da Cultura – FGV – SENAC). Atuou e dirigiu vários espetáculos teatrais, realizados de forma independente ou com o Grupo Fuzuê Teatro de Animação (Porto Alegre – RS). Diretor artístico do Grupo Fuzuê Teatro de Animação e do Coletivo Kayodê de Arte Negra/ Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS). Entre seus trabalhos de atuação e/ou direção, destacam-se: “Fuzuê no Sertão Encantado” (2013-2015), “Devaneios” (2015-2016), “As Malditas” (2016), “Bandele” (2018), “Wonderland Ave. – Experiência de Criação Cênica em Confinamento” (2020), trabalho integrante do projeto TRANSIT realizado pelo Goethe Institut Porto Alegre e SESC RS, “Páginas Amarelas – A Vida e a Obra de Carolina de Jesus” (2021) e “Na Trilha das Andarilhas” (2021). Criador, encenador e diretor do projeto “Grimm Para os Pequenos” (desde 2015). Artista Colaborador do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e membro da Associação Espiritualidade em Saúde, onde coordena o Departamento de Arteterapia.

Mais Informações

E-mail: leandrosilva.bonecos@gmail.com

Telefone/ Whatsapp/Telegram: + 55 51 98269 4614